CFP: Vol. 1 No. 2: O sonho da razão digital? Deambulações em redor uma máquina criativa na era da IA
Esta edição especial examinará essas sombras mediais da realidade e monstros racionais da escrita automatizada — sejam entidades genuínas ou meras acumulações de máscaras — explorando as suas genealogias, infraestruturas e efeitos transformadores na cultura literária e mediática e dentro das artes mediáticas (generativas) e da filosofia. Convidamos estudos que explorem questões fundamentais sobre a autoria, incluindo argumentos e escrita de guiões, criatividade e processos de produção literária e outras formas de produção artística por meio de estruturas teóricas rigorosas, análises empíricas e/ou reflexões críticas sobre as implicações da IA para a cultura literária e mediática.
As propostas poderão abordar estes temas por via teórica, historiográfica, crítica ou prática, incluindo estudos de caso, reflexões metodológicas ou ensaios visuais.
Chamada para artigos: até 5 de Janeiro de 2026
Comunicação das decisões aos autores: Fevereiro de 2026
Segunda ronda de revisão e edição: Março de 2026
Publicação: Abril de 2026
Editores do número: José Gomes Pinto (Universidade Lusófona) e Alexander Gerner (Universidade Lusófona)
Por favor, consulte o texto completo da call abaixo e as informações de registo e submissão em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/caleidoscopio/about/submissions.
Ler mais sobre CFP: Vol. 1 No. 2: O sonho da razão digital? Deambulações em redor uma máquina criativa na era da IA