Os jovens e a cidadania: a relevância do espaço mediático

  • Maria José Brites Universidade Lusófona do Porto FCT/CIMJ

Resumo

Num espaço público mediatizado, composto por media tradicionais e modernos, as relações de cidadania estão em constante mutação. A história dá-nos conta da evolução do conceito e relações, mas hoje há um elemento preponderante: estudar a sua ligação com os jovens. A forma como os jovens encaram a cidadania e como se relacionam com ela e com os espaços mediáticos dos quais se apropriam tem conquistado a atenção da sociedade civil. As motivações juvenis estão dependentes de diversos factores, vão muito além da visão imediata de que a Internet por si só é uma espécie de salva-vidas da participação e do interesse pelas cidadanias por parte dos jovens.

Palavras-chave: cidadania, jovens, espaço público, media.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Sep 3, 2013
Como citar
BRITES, Maria José. Os jovens e a cidadania: a relevância do espaço mediático. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura, [S.l.], n. 10, sep. 2013. ISSN 1645-2585. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/caleidoscopio/article/view/3716>. Acesso em: 17 aug. 2019.
Secção
Artigos