Do acontecimento público ao espetáculo político-midiático

  • Maria Helena Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de transformação de acontecimentos públicos em espetáculos político-mediáticos, a partir da hipótese de que isso ocorre somente quando a qualidade do acontecimento se impõe a partir de requisitos como potencialidade, vitalidade, autonomia, passionalidade e rituais associados a ideais coletivos. Estes são indicadores que caracterizam o impacto de um acontecimento público sobre a sociedade e indivíduos, de tal modo que são adotados por instituições políticas e organizações mediáticas que o transformam em espetáculo político-mediático através da apropriação do acontecimento e da sua tradução à estética mediática, ao jornalismo, propaganda, entretenimento, discursos políticos, cerimônias mediáticas e, como conseqüência, sua comercialização e consumo. Como decorrência, a formação e partição da imagem pública associada ao espetáculo político-mediático. A consecução deste processo depende das paixões, como dispositivo de compreensão teórica e de manutenção dos espetáculos político-mediáticos.

Palavras-chave: comunicação política, acontecimento público, espetáculo políticomediá tico.

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Publicado
2013-09-03
Secção
Artigos