Desafios do contexto histórico-legislativo da Formação do Professor do Ensino Religioso no Brasil

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
  • Claudino Gilz
  • Edile Maria Fracaro Rodrigues
  • Rachel de Morais Borges Perobelli

Resumo

A disciplina de Ensino Religioso, ampliada pela “Educação Religiosa” como área deconhecimento, aos poucos vai tomando o seu espaço no currículo escolar. O debate para uma formação inicial e continuada tem considerado as urgências e necessidades dos novos tempos. Entretanto, não basta que pareceres e resoluções simplesmente estabeleçam as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, incluindo uma área de conhecimento qualificada como Educação Religiosa. Há de se buscar um maiora profundamento dos elementos integrantes de sua natureza e o conseqüente tratamento metodológico a ser-lhe dispensado nessa nova condição. Isto não será possível,sem que se leve em conta a formação de profissionais capacitados a compreender a naturezada disciplina e desenvolver as habilidades e competências para um desempenho como profissionais da educação. Por isso, esse artigo levanta algumas questões histórico-legislativas no intuito de perceber como se dá o processo de inclusão desse profissional no sistema de ensino, com a justa garantia de seus direitos, como acontece com os demais professores que atuam nas outras áreas do currículo.
Publicado
Nov 7, 2013
Como citar
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Desafios do contexto histórico-legislativo da Formação do Professor do Ensino Religioso no Brasil. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, [S.l.], n. 12, nov. 2013. ISSN 2183-3737. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/view/4018>. Acesso em: 13 dec. 2019.
Secção
Parte II: A Religião na sala de aula um debate sobre o Ensino Religioso para a proposição de uma área de conhecimento