As fontes dos messianismos na literatura luso-brasileira

  • Antônio Máspoli de Araújo Gomes

Resumo

O messianismo tem sido estudado no Brasil a partir da variável econômica sem considerar as fontes literárias e religiosas. À semelhança de Maria Isaura Pereira de Queiroz, Rui Facó explica as origens dos movimentos messiânicos brasileiros considerando apenas a variável econômica e as condições sociais dos seus adeptos. Esta pesquisa partiu da premissa de que a variável econômica, embora relevante por si só, não seja suficiente para explicar a complexidade desses movimentos que têm suas raízes na alma religiosa e mítica, e na literatura do povo português e brasileiro. A partir dessas contribuições, esta pesquisa analisou as fontes dos messianismos na literatura lusobrasileira e traçou a sua árvore genealógica, mormente, no brasil. a pesquisa sugereque grande parte das fontes dos messianismos encontra-se na literatura religiosaluso-brasileira! A estrutura complexa do messianismo amplia o espaço caudal defontes onde se devem buscar suas origens. No Brasil e em Portugal, o manancial de fontes messiânicas é igualmente imenso: o Judaísmo antigo, no Velho Testamento; o Cristianismo Primitivo, no Novo testamento; o Mito indígena, na terra sem Males; o Catolicismo ultramontano; as contribuições de Joaquim de Fiore e de Gonçaloanes, o Bandarra; o Sebastianismo; o sonho escatológico do Padre Antônio Vieira;o catolicismo popular da Missão abreviada; a obra piedosa do Padre Ibiapina; etc.

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Publicado
2014-06-19
Secção
Parte II: Olhares sobre a construção das identidades religiosas ocidentais ...na Modernidade