Os Anátemas de Guilherme Braga, ‘bispo de outra diocese’

  • Anthero Monteiro

Resumo

Resumo
Guilherme Braga foi autor de duas obras de relevo na luta anticlerical, que lhe outorgaram o estatuto de precursor imediato de Junqueiro e Gomes Leal. Os Falsos Apóstolos (1871) constituem um brado de indignação contra a escola jesuítica, eivada de violência e voltada para o passado e propõem uma escola laica, de sinal contrário. Trata-se de um folheto com algumas debilidades, mas que consegue comunicar graças à simplicidade de processos e ao uso de alguns estereótipos. Aplaudido pelos liberais, o autor foi anatematizado pelo bispo do Pará, o que originou a retaliação do panfleto seguinte – O Bispo (1874), obra mais sólida e mais aprimorada. A campanha do poeta, num anticlericalismo que podemos considerar cristão e interior, estava, de início, mais apostada em criar uma nova opinião pública do que em afrontar a religião. Dado que a sua voz não mereceu da Igreja a mínima reflexão, a sua segunda ofensiva foi radicalizada num anticlericalismo, que, mesmo defendendo Cristo, se pode dizer mais revolucionário, atingindo por vezes as raias do pornográfico.
Palavras-Chave: Guilherme Braga, anticlericalismos interior, revolucionário e pornográfico, antijesuitismo, estereótipos

 

Abstract
Guilherme Braga was the author of two relevant works concerning the anticlericalism fight that bestowed him straightway the status of Junqueiro and Gomes Leal’s predecessor.Os Falsos Apóstolos (1871) comprise a shout of indignation against the Jesuit school, tinted with violence and faced the past, and suggest a laical school in a complete opposite signal. It is a booklet with some weaknesses nevertheless it is able to pass the message due to the simplicity of processes and the use of some stereotypes.Cheered by the liberals, the author was excommunicated by the bishop of Pará, causing a retaliation booklet – O Bispo (1874) – a much more solid and enhanced work.The poet quest, in an anticlericalism that we can consider as Christian and from within, was at first more inclined to create a new public opinion rather than go against religion itself. Once his voice wasn’t worthy of even the smallest reflection from the Church, his second attempt was radicalized in an anticlericalism that, though defending Christ, can be said more revolutionary, touching even the borders of pornography.
Keywords: Guilherme Braga, inner anticlericalism, revolutionary anticlericalism, pornographic anticlericalism, anti-Jesuitism, stereotypes.

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Publicado
2017-11-27