O Impacto da Tributação Indirecta no Preço de Venda ao Publico dos Combustíveis para Automóveis: Uma Visão dos Mercados do Sul da Europa

  • Manuel T. Fernandes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

ABSTRACT:

This article analyses the economic component (known as “consumer price net of duties and taxes”) and the tax component of consumer prices for petrol and diesel, with the aim of assessing which of the two components exerted greater influence in the price formation of these commodities.The study
was based on the consumer prices for the second week of May during the period 2002 to 2009. For 2010 the prices charged in the first week of February were the ones considered. In terms of the geographic area for the study the following markets of southern Europe were selected: Portugal, Spain, Italy
and France.

Resumo:

No presente artigo é analisada a componente económica (conhecida por preço de venda ao público antes de impostos) e a componente fiscal dos preços de venda ao público da gasolina e do gasóleo, visando determinar qual delas exerceu maior influência na formação dos mesmos. O estudo incidiu sobre os preços de venda ao público praticados na segunda semana do mês de Maio dos anos compreendidos entre 2002 e 2009. Para o ano de 2010 foram considerados os preços praticados na primeira semana de Fevereiro. Para base geográfica do estudo foram seleccionados os mercados dos seguintes países do sul da Europa: Portugal, Espanha, Itália e França.

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Biografia Autor

Manuel T. Fernandes, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1980) e em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (2005). É ainda pós-graduado em Política, Economia e Planeamento da Energia pelo ISEG/IST (1990).
Publicado
2011-11-16
Secção
Artigos