Algumas intersecções disciplinares na recuperação da geografia da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto

  • Afonso Xavier Canosa Rodrigues Universidade de Santiago de Compostela

Resumo

A geografia da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto tem sido abordada desde aproximações interdisciplinares com a intenção de reconstruir itinerários e cenários. Nenhuma obra conseguiu, de momento, referenciar toda a geografia da Peregrinação para todas as áreas. Neste artigo descreve-se mais um contributo que combina técnicas do Processamento da Linguagem Natural (PLN) com Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para elaborar um novo índice de entidades geográficas mencionadas. A partir da análise comparada de obras especializadas, principalmente no domínio da história e da geografia histórica, o índice oferece uma georreferência exata para todas as localidades que, sendo conhecidas previamente, não apresentam contradição com a descrição dada por Pinto. Configuramos um modelo em que cada entidade é classificada segundo um tipo geográfico físico ou administrativo e ligada com um holónimo na relação Parte_de à qual pertence. A taxonomia resultante é processada numa ontologia e guardada junto de dados adicionais do corpus numa base de dados relacional. Ilustram-se os métodos e resultados com exemplos, descrevem-se os produtos finais e conclui-se ser necessária uma maior análise interdisciplinar para mais desenvolver as georreferências relativas.
PALAVRAS-CHAVE: Fernão Mendes Pinto, georeferrenciamento, entidades geográficas mencionadas, geografia histórica, mineração de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Afonso Xavier Canosa Rodrigues, Universidade de Santiago de Compostela

Investigador do CITIUS na Universidade de Santiago de Compostela onde trabalha num projeto de identificação automática de topónimos. Nesta mesma universidade estudou filologia galego-portuguesa e apresentou para defesa uma tese de doutoramento sobre o reconhecimento e referenciação de entidades geográficas mencionadas na Peregrinação.

Publicado
2018-01-02