ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS, A REGULAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E A ADESÃO AO EXERCÍCIO EM GINÁSIOS

  • Nuno Couto Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM)
  • Luis Cid Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)
  • João Moutão Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)
Palavras-chave: Motivação, Teoria Autodeterminação, Adesão, Exercício

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi investigar a adesão ao exercício no contexto dos ginásios com base na Teoria da Autodeterminação. Mais especificamente, pretendeu-se analisar a influência da satisfação das necessidades psicológicas básicas e da regulação comportamental na adesão ao exercício. Participaram neste estudo 102 praticantes de exercício de ambos os sexos , feminino (52) e masculino (50), com uma média de idades de 28,75 anos . Como instrumentos de medida, utilizamos a versão portuguesa do Behavior Regulation Exercise Questionnaire e do Basic Psychological Needs in Exercise Scale, que permitiram avaliar a regulação motivacional e a satisfação das necessidades psicológicas básicas, respetivamente. A adesão foi medida através da frequência dos sujeitos ao ginásio durante um período de 6 meses, bem como, pelo tempo das sessões de exercício. Os principais resultados indicaram que não existem diferenças entre praticantes ao nível da satisfação das necessidades psicológicas básicas e da regulação motivacional, independentemente da fase de adesão dos praticantes. De igual forma também não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas, a regulação motivacional, a frequência semanal e o tempo médio passado em cada sessão de exercício.

Palavras-chave: Motivação, Teoria da Autodeterminação, Adesão, Exercício

 

Biografias Autor

Nuno Couto, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM)

Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício

Assistente Convidado da ESDRM

Luis Cid, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Doutorado em Ciências do Desporto

Professor Adjunto da ESDRM afecto à subárea científica de Psicologia do Desporto

João Moutão, Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Doutorado em Ciências do Desporto

Professor Adjunto da ESDRM afecto à subárea científica de Actividade Física e Saúde

Publicado
2012-10-26