ANÁLISE DO CLUSTER DO CALÇADO EM PORTUGAL: COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

  • Eduardo Moraes Sarmento Departamento de Economia e Gestão, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Sandra Loureiro
  • Rodrigo Santo

Resumo

Este artigo pretende analisar uma das áreas de actividade económica mais competitivas de Portugal: o cluster do calçado.

Embora ao longo dos últimos anos a economia portuguesa tenha sido afectada por diversas perturbações económicas, a indústria do calçado conseguiu manter-se como uma actividade competitiva e resiliente que apostou na inovação e no aprimoramento de processos e política de comunicação eficaz como estratégia principal de sobrevivência num mercado caracterizado pela enorme competitividade e exigência. Neste contexto, este artigo tem como principal objectivo analisar criticamente a evolução deste sector e verificar os principais desafios.

Em termos metodológicos, foram feitas duas entrevistas em profundidade aos responsáveis pelo APUCCAPS além de uma análise qualitativa com base nos documentos disponíveis. Verificou-se que o cluster do calçado se depara com desafios significativos, mas independentemente desse facto, tem-se modernizado e adaptado a novas conjunturas com bastante sucesso.

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Publicado
2017-06-05
Como Citar
Sarmento, E. M., Loureiro, S., & Santo, R. (2017). ANÁLISE DO CLUSTER DO CALÇADO EM PORTUGAL: COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, (5), 47-79. https://doi.org/10.60543/r-lego.v0i5.5898
Edição
Secção
Artigos