Current Ideas On Medical Education / Current Ideas On Medical Education

  • João Costa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Palavras-chave: Educação médica, Modelo McMaster, Aprendizagem baseada em problema. Medical education, McMaster's model, Problem-based learning.

Resumo

Resumo A medicina mudou dramaticamente nestas últimas décadas, o que põe em causa as ideias estabelecidas sobre a educação médica. Neste artigo, revêem-se os principais objectivos, conceitos e métodos da nova educação médica, à luz da discussão das competências e atitudes que se requerem a um médico actual. Daí se infere a discussão de alguns tópicos fundamentais para a concepção e organização de um currículo de estudos médicos: ensino centrado no estudante; aprendizagem baseada em problemas ("problem based learning"); o papel da tutória; contacto precoce com a prática médica e com a organização e funcionamento das unidades de saúde; deslocação relativa do ensino hospitalar para a clínica ambulatória e familiar; organização curricular modular e flexível; novas formas de medida do rendimento do ensino; avaliação ligada ao ensino. Abstract Medicine has changed dramatically in the last decades and this has challenged established ideas on medical education. In this paper, the main objectives, concepts and methods of new medical education are reviewed. I start with the discussion of the competences and skills that required from a medical doctor and proceed from that to one essential topics in the conception and organization of a medical teaching program: student-centred teaching; problem based learning; a major role for tutoring; early contact with the medical practice and with the organization and functioning of health units; relative change of the site of medical training from the hospital to the ambulatory and family clinic; flexible and modular curriculum organization; new way of assessing teaching and learning; evaluation linked to learning.
Publicado
2009-07-09
Edição
Secção
Saúde e Sociedade / Health and Society