A consagração do espaço através da arquitectura

  • Luís Filipe Conceição

Resumo

Resumo:

Para podermos falar de Arquitectura e Espaço Sagrado, deveremos começar por estabelecer alguns contornos para o tema, já que, sendo de conteúdos aparentemente simples, ele apresenta diversas hipóteses de compreensão. A primeira questão a colocar, prende-se com o domínio do Sagrado em si mesmo: como primeira hipótese de trabalho, poderemos considerar que é para nós sagrado tudo o que constitui um aforismo. Esse aforismo é identificável dentro de um determinado sistema cultural: aquele a que pertencemos. Ora, ao referirmos um “dentro”, pressupõe-se a existência de um “fora”. É nesta rotura que o Sagrado se manifesta, por oposição ao Profano, ou seja, em oposição ao que lhe é exterior.

 

palavras-chave: arquitectura; espaço sagrado; espaço profano; hierofania.

 

Abstract:

In order to being able to talk about Architecture and Sacred Space one should start by establishing some contours to the theme, whose contents present us with different hypothesis of comprehension. The first question has to do with the Sacred in itself: as a first hypothesis we can consider sacred as all which constitutes an aphorism. This aphorism is identifiable within a certain cultural system; the one we belong to. As re- ferring to “within” something we are supposing the existence of a “without”. We tend to believe that sacred manifests itself in this very rupture, as opposed to profane, i.e., as opposed to what is situated outside.

 

keywords: architecture; sacred space; profane space; hierophany.

Biografia Autor

Luís Filipe Conceição

Luís Conceição / Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; Doutor pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Professor no Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa. Director do Departamento de Ciências e Tecnologias e Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura do Instituto Universitário Manuel Teixeira Gomes.

Edição
Secção
Architectural Design