Turismo de saúde – conceitos e mercados

  • Licínio Cunha Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O alargamento da Base Motivacional das viagens tem provocado o nascimento de novas formas de Turismo, que, muitas vezes, colidem ou se entrecruzam com outras já existentes dando origem a situações de conflito. Está neste caso a recente explosão dos chamados «Spas» que, aparentemente, invadem o campo das actividades seculares que, mediante a utilização de recursos naturais, respondem a necessidades de saúde (termalismo, talassoterapia e

climatismo). O presente artigo procura identificar as várias componentes dum ramo emergente de negócios turísticos que têm uma base fundamental comum : a saúde e o bem estar físico e mental. Na tentativa de abarcar uma realidade nascente muito diversificada sugere-se uma definição de Turismo de Saúde como conceito aglutinador.

 

The broadening of the motivations for travel has induced the dawning of new forms of tourism, that frequently colide or cross with other preexisting forms, giving rise to scenarios of conflict. An example of this is the explosion of so called «Spas» that apparently encroach on secular activities that answer to health needs through the usage of natural resources (termal baths, talassotherapy and climatism).

This article attempts to identify various components af an emerging branch of tourism business that has a common fundamental basis: health and physical and mental well being. In an attempt to to englobe a truly diversified and emerging reality, we suggest as an agglutinating concept a definition of health tourism.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Como citar
CUNHA, Licínio. Turismo de saúde – conceitos e mercados. Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias, [S.l.], n. 10, dec. 2010. ISSN 1646-4028. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rhumanidades/article/view/1274>. Acesso em: 15 sep. 2019.