Número Actual
É com enorme satisfação que apresentamos o número 8 da Revista Temas Sociais, publicação da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa e do Centro de Investigação LusoGlobe. Fiel à sua missão de constituir um espaço de debate e disseminação de conhecimento nos domínios da intervenção social e do Serviço Social, esta edição reúne nove artigos que evidenciam a pluralidade de temas e desafios que marcam a contemporaneidade.
Este número confirma o compromisso da revista com a valorização de contributos que aliam rigor académico e relevância social, promovendo perspetivas críticas e reflexivas que alimentam o avanço teórico, o desenho de políticas públicas e a qualificação das práticas profissionais.
A edição esteve a cargo de Jacqueline Marques e Hélia Bracons, com o apoio de Ana Paula Garcia (secretária). O Conselho Editorial é composto por investigadoras e investigadores de instituições de ensino superior e centros de investigação de referência, nacionais e internacionais.
Sumário
Editorial
Artigos
A Revista Temas Sociais da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e do Centro de investigação LusoGlobe é um fórum para a publicação, disseminação e debate de ideias e investigação no campo das ciências sociais e humanas, intervenção social e, em particular, do serviço social. É uma revista de acesso aberto, permitindo o acesso livre, gratuito e imediato dos seus conteúdos, de modo a fomentar o intercâmbio de conhecimento a nível global.
Pretende chegar a leitores interessados pelos temas no espaço internacional, publicando artigos em português, inglês, espanhol e francês, de autores de variados países.
A sua criação ocorreu em 2021 e publica dois números por ano. Integra uma equipa editorial da área de serviço social e um conselho editorial com especialistas de diversas países e áreas das ciências sociais e humanas.
A orientação editorial da revista pauta-se por princípios de transparência, qualidade científica e pluralismo teórico. Os trabalhos propostos são submetidos à avaliação independente de dois especialistas no tema e em regime de anonimato. Os trabalhos obedecem à política da revista, nomeadamente de privacidade, direitos autorais, princípios éticos e condições para submissão. Os autores são responsáveis pelos conteúdos do seu trabalho.
A edição e propriedade da revista pertence a Universidade Lusófona –Centro Universitário de Lisboa | Centro de Investigação LusoGloble
