Coerência entre ensino religioso e o estilo de vida do professor

  • Juarez Gomes

Resumo

O atual descrédito em relação à prática da moralidade e a conseqüente exacerbação de diversos tipos de violência, possibilitam ao ensino religioso configurar-se como instrumento de busca para respostas a esses problemas. A partir do trabalho com Disciplina Especial ofertada nesta instituição desde 2005, discutem-se caminhos em direção a esse alvo. A proposta é fundada na concepção pestalozziana de experiência religiosa; na viabilidade de práticas pedagógicas que não desprezam a fé, e no necessário envolvimento prático do educador com o exercício do “amor incondicional”. Resultados parciais obtidos junto ao grupo de licenciandos atendido, apontam à continuidade das ações na análise crítica do objeto do ensino religioso junto a institucionalidade educacional e o impacto do mesmo em na rotina do educador/aluno.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Nov 7, 2013
Como citar
GOMES, Juarez. Coerência entre ensino religioso e o estilo de vida do professor. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, [S.l.], n. 12, nov. 2013. ISSN 2183-3737. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/view/4024>. Acesso em: 26 mar. 2019.
Secção
Parte II: A Religião na sala de aula um debate sobre o Ensino Religioso para a proposição de uma área de conhecimento