Diversidade Linguística na Escola Portuguesa

  • Maria Helena Mira Mateus Universidade de Lisboa

Resumo

Diferentes instituições sociais e o próprio Ministério da Educação reconhecem a heterogeneidade sociocultural e a diversidade linguística da atual população escolar as quais representam uma riqueza singular que implica a criação de condições e estratégias de ensino inovadoras. Com elas se pre- tende não perder a riqueza multicultural que provém do contacto entre alu- nos recém-chegados de diferentes contextos e, simultaneamente, apoiá- -los na aquisição da língua portuguesa como segunda língua – garantia indis- pensável para o necessário sucesso escolar. Neste artigo, damos conta do projeto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa desenvolvido entre 2003 e 2007 e que teve como objetivo central conhecer o contexto escolar de diversi- dade linguística. Para tal, iniciámos o projeto por um levantamento das línguas faladas pelos alunos nas escolas de ensino básico situadas na área da grande Lisboa, nos seis primeiros anos de escolaridade. Responderam ao inquérito 410 escolas, frequentadas por 74595 alunos, provenientes de 75 países diferen- tes A par deste projecto, desenvolvemos também um outro - que está ainda em curso e que terminará em 2012 - intitulado Bilinguismo, aprendizagem do português L2 e sucesso educativo. É um projeto mais centrado no estudo e na proposta de metodologias que tivessem como resultado a aquisição de um do- mínio satisfatório do português.

Palavras-chave: diversidade linguística; bilinguismo; aprendizagem do português.

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Publicado
2011-12-29