Edições Anteriores
-
Poesia e Psicanálisev. 10 n. 19/20 (2014)No dia-a-dia de uma análise, o analisando fala, em particular de ódio e amor, sublima, faz poesia à sua maneira, e o analista corta essa ondulação, introduz a pontuação que falta na fala, para que se possa ler o texto, separando sempre, ao pé da letra, o que neste é efeito de sentido do significante e o que é simplesmente gozo.
-
Real e Virtualv. 9 n. 17/18 (2013)A Revista Lusófona de Psicanálise Pura e Aplicada publica neste número um documento inédito, proveniente de uma experiência recente feita no Facebook, essencialmente por psicanalistas de orientação lacaniana, que falam em seu nome próprio independentemente das instituições a que pertencem, mas também por filósofos, poetas, escritores, fotógrafos, artistas plásticos e outros interessados pelo que assim ia acontecendo.
-
Música e Psicanálisev. 8 n. 15/16 (2012)Este nº de «Afreudite» interroga o silêncio dos principais nomes da História da Psicanálise sobre a Música e estabelece os princípios da Intersecção Música-Psicanálise.
-
Leiturasv. 7 n. 13/14 (2011)As leituras cruzadas que encontramos no presente número da revista de psicanálise pura e aplicada procuram não separar o sintoma da «talking cure» e a dimensão da cultura, porque a ordem simbólica que sustenta a lei jurídica e a norma social é a mesma que estrutura o inconsciente e seu resto pulsional.
-
Homens, mulheres e psicanalistasv. 6 n. 11/12 (2010)O presente número de Afreudite apresenta quatro das conferências proferidas durante as XV Jornadas do CEP (Sábado 15 de Maio 2010, Auditório Victor de Sá, Biblioteca ULHT, Lisboa), e algumas investigações sobre as relações da psicanálise com a cultura, o direito, a religião e as terapias breves. Por fim, a recensão crítica de um livro de Joaquim Seabra Dinis sobre psicanálise comentado por Bento de Jesus Caraça.