Casa Muss-amb-iki - A viagem como elemento catalisador dum processo museológico

  • Pedro Pereira Leite Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Este artigo faz um balanço da investigação do nosso projecto de doutoramento: A construção dum processo museológico na cidade de Moçambique. É constituído por 3pontos: As expedições no Cenário Museal, A condição Humana e o Lugar do Outro e O Compromisso museológico. O primeiro faz uma leitura crítica à proposta metodológica de Cristina Bruno. O segundo ponto, relata o nosso confronto com o objecto de investigação. É um confronto com o espaço, com as gentes que o habitam e com as suas memórias. No terceiro ponto apresentamos a chave metodológica que nos permitiu desconstruir as leituras mnemónicas e avançar para uma proposta preliminar de construção dum processo de museológico.

 

Palavras-Chave: Viagens Museológicas; Museus de Moçambique; Processos Museológicos Investigação-Acção; Memória Pós-colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-02-25
Como Citar
Pereira Leite, P. (2012). Casa Muss-amb-iki - A viagem como elemento catalisador dum processo museológico. Cadernos De Sociomuseologia, 41(41). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/2649