POLÍTICA CULTURAL E MUSEUS NO BRASIL: tentando desvelar e entender para estabelecer um novo ponto de partida

  • Maria Célia Teixeira Moura Santos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

No presente tópico, enfocaremos o tema “política cultural” com o objetivo de ampliar a discussão em torno da relação MUSEU X ESTADO, tentando apontar alguns indicadores que caracterizam a política cultural no Brasil. Nesse contexto, os museus se inserem como suportes significativos na tentativa de construção de uma identidade nacional.

Assim, para o desenvolvimento do tema, optamos por apresentar, inicialmente, uma abordagem contextual, situando-o no interior de uma concepção monista, de uma razão absolutizadora e no surgimento do Estado Nacional Moderno.
Em seguida, procuramos pontuar algumas ações levadas a efeito no bojo da “política cultural” adotada, no País, em vários momentos, ações estas pautadas em uma concepção de cultura de caráter unitário e globalizador que apontam para a busca de uma identidade nacional.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Como citar
SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. POLÍTICA CULTURAL E MUSEUS NO BRASIL: tentando desvelar e entender para estabelecer um novo ponto de partida. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 7, n. 7, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/271>. Acesso em: 21 aug. 2019.

Leia mais artigos do mesmo autor(s)

1 2 > >>