CONSTRUINDO UM PROCESSO METODOLÓGICO

  • Maria Célia Teixeira Moura Santos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Optando pela Metodologia da Pesquisa-Ação:

Assumimos, para o desenvolvimento das ações propostas, a definição de pesquisa-ação, explicitada por Michel Thiollent, qual seja:

 

“... é um tipo de pesquisa social, com base empírica, que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo, e, no qual, os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (Thiollent, 1986, p.14).

 

Esta opção está relacionada com a nossa história de vida profissional, uma vez que temos atuado, como professora universitária, de forma integrada e participativa com professores e alunos de 1º e 2º graus, como ficou explicitado na introdução do presente estudo. Acreditamos que o nosso compromisso com a sociedade deve se dar no plano do concreto, assumindo que somos capazes de agir e refletir - transformar a realidade.

Como citar
SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. CONSTRUINDO UM PROCESSO METODOLÓGICO. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 7, n. 7, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/273>. Acesso em: 22 oct. 2019.