PARA UMA MUSEOGRAFIA COM OBJECTOS DESCARTÁVEIS

  • Alfredo Ramos Anciães Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

É nossa opinião de que os Museus locais poderão participar na resolução de problemas ambientais e sociais através de objectos museográficos, concebidos pontualmente, segundo os tipos de problemas a tratar.

A defesa do ambiente e qualidade de vida na Bacia Hidrográfica do Rio Trancão (2) por exemplo, passa através da sensibilização e formação no seio das populações por acções promovidas:

*pela Autarquia,

*pelos Museus,

*pelo sistema educativo formal e

*por outras Orgarnizações envolvidas nas questões do ambiente.

Exemplo: Associação de Desenvolvimento do Ambiente Amigos do Concelho de Loures, Associação de Beneficiários do Concelho de Loures, Associações de Escuteiros, Associações de Bombeiros, etc.

As acções de exposição, quanto a nós, poderão (e de preferência) basear-se na forma de objectos tridimensionais (3) descartáveis, não se excluindo o aproveitamento de informação em outros suportes, utilizados, no entanto, como complementos descritivos e/ou de cenário.

O Museu e/ou Equipas de Acção Museal procurarão executar cópias dos objectos e, se possível, distribui-los-ão pelas Escolas e Colectividades. No entanto, a gestão dos custos (4) poderá, apontar para a itinerância/partilha dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Anciães, A. R. (1). PARA UMA MUSEOGRAFIA COM OBJECTOS DESCARTÁVEIS. Cadernos De Sociomuseologia, 8(8). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/278