TEORIA MUSEOLÓGICA: A PROBLEMATIZAÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELEVANTES À FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Cristina Bruno Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Gostaria de iniciar esta comunicação chamando a atenção para o fato de que não estou à frente, no momento, de nenhum curso de formação de museólogos no país. Minha contribuição a este tema esta vinculada a uma experiência de docência realizada externamente a esses cursos. Se por um lado, esta contribuição pode ser vista com algumas ressalvas, por outro, posso afirmar que a possibilidade de ter proferido 26 cursos temáticos sobre questões inerentes ao universo da Disciplina Museológica, nos últimos 11 anos, tem sido responsável por um olhar externo - de longe - a este complexo mundo das formações acadêmicas.

Devo ressaltar, também, que a minha inserção no âmbito da Museologia deu-se a partir de um Curso de Especialização realizado em São Paulo (1978 a 1980), através de um projeto acadêmico que esteve sob a responsabilidade da Profª Waldisa Guarnieri, na Fundação Escola de Sociologia e Política.

Estes aspectos, aliados à experiência cotidiana de trabalho em instituição museológica e a alguns projetos de cursos de especialização que, neste momento, começo a participar, são responsáveis pelas idéias que pretendo apresentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Bruno, C. (1). TEORIA MUSEOLÓGICA: A PROBLEMATIZAÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELEVANTES À FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Cadernos De Sociomuseologia, 10(10). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/297