PENSAR CONTEMPORANEAMENTE A MUSEOLOGIA

  • Judite Primo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

No presente trabalho pretendemos analisar cinco documentos básicos que traduzem o Pensar Museológico no nosso século e que, principalmente, levaram os profissionais da área a aplicar esta “ciência” de forma menos hermética e a entender a sua prática.

A opção em estuda-los e analisa-los, deve-se ao facto destes documentos influenciarem a prática e o pensar museológico actual. É impossível, nos dias actuais, falar de museologia sem referir um destes documentos, até mesmo porque estes levaram a elaboração de vários outros documentos, isso sem falarmos de algumas nações que até mesmo modificaram e/ou criaram leis especificas para a gestão da sua política cultural, preservacionista.

De qualquer modo, temos consciência que este trabalho apenas se propõe fazer uma abordagem preliminar dos documentos, na medida em que a riqueza de seu conteúdo permitiria que nos atardassemos sobre toda uma infinidade de questões que eles levantam.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Primo, J. (1). PENSAR CONTEMPORANEAMENTE A MUSEOLOGIA. Cadernos De Sociomuseologia, 16(16). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/350