APRESENTAÇÃO

  • Manuelina Maria Duarte Cândido Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A versão original do trabalho que ora apresentamos é a monografia de conclusão do Curso de Especialização em Museologia (CEMMAE) da Universidade de São Paulo, produzida em 2000. Em 2001, no Encontro Internacional do ICOM1 em Barcelona, surgiu a idéia de uma publicação que reunisse a tradução em língua portuguesa de Vagues: une anthologie de la nouvelle muséologie”, obra de André Desvallées (1992-1994), nosso trabalho sobre o pensamento museológico brasileiro e um similar que analisasse o pensamento museológico português.

A Universidade Lusófona, como é sabido, tem realizado há mais de uma década um trabalho ímpar de divulgação da produção na área da Museologia em língua portuguesa. Fatores operacionais levam a que se agilize a publicação do presente trabalho, sem que isso invalide a idéia de ter mais tarde a tradução de Vagues e a elaboração de uma pesquisa em Portugal com objetivos semelhantes aos nossos. Tais iniciativas serão de extrema importância para fortalecer as bases da reflexão museológica em nossos países.

A base desta publicação é, portanto, a monografia.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Como citar
CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. APRESENTAÇÃO. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 20, n. 20, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/372>. Acesso em: 20 sep. 2019.

Leia mais artigos do mesmo autor(s)