Um museu-biblioteca em Cascais: pioneirismo mediado pela ação cultural e educativa (2012)
Resumo
A presente investigação centrou-se no ‘estudo de caso’ de um processo museológico de raiz local: o Museu - Biblioteca Condes de Castro Guimarães, única instituição museal no concelho de Cascais durante meio século.
Tendo como base epistemológica o campo de investigação da Sociomuseologia e partindo de fontes primárias, secundárias e de bibliografia complementar, procurámos apreender a forma como os responsáveis desta instituição pensaram, perceberam e construíram, na sua génese, a função museológica.
A pesquisa orientou-se numa dupla vertente: por um lado, estudámos, mediante a metodologia de análise de conteúdo a que submetemos os textos doutrinais, o pensamento e a ação dos Conservadores João Couto e Branquinho da Fonseca; por outro, procedemos ao historial do museu, numa perspetiva diacrónica, dos anos 30 aos anos 80 do século XX, o que nos permitiu compreender que, desde muito cedo, a função social e educativa esteve presente através de uma proposta que se foi construindo ao longo das décadas.
Foi nosso propósito demonstrar a relevância do contributo de ambos os conservadores para a construção de uma instituição cultural mais próxima da comunidade, destacando o pioneirismo das práticas de cariz social, cultural e educativo que, posteriormente, se reflectiu no desenvolvimento do seu trabalho em instituições de maior projeção: Museu Nacional de Arte Antiga e Fundação Calouste Gulbenkian.
Palavras-chave – Museologia, Sociomuseologia, Educação, Museus Locais, Comunidade
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.