RESUMO / ABSTRACT

  • Isabel Margarida Melo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Resumo

Esta dissertação tem como objectivo principal procurar contribuir para a discussão em torno das valências das ferramentas da Qualidade aplicadas ao campo museal. O seu enfoque particular desenvolve-se ao nível dos serviços educativos, procurando avaliar os seus processos e resultados.

Partindo da premissa de que os museus que aplicam os princípios da Qualidade nas suas práticas museais estão mais aptos a inspirarem e apoiarem as necessidades de aprendizagem dos seus utilizadores, esta dissertação defenderá as instituições museológicas enquanto organizações de conhecimento, sendo a aprendizagem o âmago da sua acção.

A sua questão orientadora centra-se em torno da pertinência da aplicação da ferramenta de auto-avaliação Inspiring Learning for All em museus portugueses.

 

Palavras-chave: Museus; Aprendizagem; Qualidade; Auto-avaliação.

 

Abstract

The main goal of the present dissertation is to contribute into the discussion regarding the possibilities of the Quality tools when applied to the museum field. Its specific approach will concern the museum’s educational services, in order to assess its processes and results.

Since it’s our perception that the museums which applies the principles of Quality in their praxis are better equipped to inspire and support the learning needs of its users, this dissertation will defend the nature of the museums as Knowledge-based institutions, in which learning is at the core of its action.

The main question revolves around the pertinence of the application in Portuguese museums of the self-assessment tool provided by the model Inspiring Learning for All.

 

Key words: Museums; Learning; Quality; Self-assessment

Como citar
MELO, Isabel Margarida. RESUMO / ABSTRACT. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 32, n. 32, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/491>. Acesso em: 19 oct. 2019.