INTRODUÇÃO

  • Adolfo Samyn Nobre Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O presente trabalho é um estudo de caso sobre a construção de identidades no bairro Maré, a partir do acervo fotográfico do Arquivo Documental Orosina Vieira (ADOV), criado por um grupo de pessoas, moradoras e ex-moradores do bairro, que militam na organização não-governamental denominada Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

É oportuno mencionar que o bairro Maré localiza-se próximo à Baía de Guanabara, à Avenida Brasil e às principais vias de acesso à cidade do Rio de Janeiro. Uma abordagem aprofundada sobre a localização e características deste bairro será apresentada no segundo capítulo, intitulado “O lugar, os narradores, a Instituição”.

O ponto de partida para este estudo articula-se à experiência anteriormente realizada no Morro da Formiga 3, onde foi desenvolvida uma ação visando trabalhar com a memória local, que culminou com a elaboração e montagem de uma exposição. Embora essa atividade não se tenha realizado por completo, forneceu base empírica e experiência de campo necessárias à realização da pesquisa no bairro Maré.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Samyn Nobre, A. (1). INTRODUÇÃO. Cadernos De Sociomuseologia, 33(33). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/500