Propuesta de Estrategia para el Sistema Provincial de Museos de Guantánamo, República de Cuba (PhD 2018)

  • Ana Valdés Millán Museo Provincial Guantánamo, Cuba

Resumo

Esta tese tem como ponto de partida a análise da situação que atravessa atualmente uma parte considerável dos museus de Guantánamo, a mais oriental das províncias cubanas, marcada pela ausência, até ao presente, de uma estratégia organicamente estruturada que oriente, de uma forma coerente, a interação das instituições que integram o Sistema Provincial de Museus de Guantánamo com seus respectivos entornos sociais, a fim de contribuir para fortalecer, em alguns casos, e reorientar, em outros, a dimensão social da dinâmica com que operam os museus guantanameros. Sobre os pressupostos da Sociomuseologia, foi proposto desenhar uma estratégia que garanta que o SPMG alcance uma maior inserção o desenvolvimento das respectivas comunidades onde se encontram localizados de maneira que cumpram adequadamente com a responsabilidade social à que estão convocadas essas instituições com seus respectivos contextos sociais. 


Palavras chave: Museu, Museologia (Sociomuseologia), Sistema Provincial de Museus de Guantánamo, Comunidade e Estratégia


 

Publicado
Oct 18, 2019
Como citar
MILLÁN, Ana Valdés. Propuesta de Estrategia para el Sistema Provincial de Museos de Guantánamo, República de Cuba (PhD 2018). Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 58, n. 14, oct. 2019. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6928>. Acesso em: 12 nov. 2019.
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT