Política Pública para Museus no Brasil: o lugar do Sistema Brasileiro de Museus na Política Nacional de Museus (PhD 2016)

  • Simone Flores

Resumo

Esta é uma pesquisa organizada com base na investigação científica e que aproxima as áreas da Museologia e das Políticas Públicas. A área cultural brasileira tem uma trajetória difícil e complexa para garantir a cultura como direito do cidadão. O processo de construção de uma política pública para museus no Brasil não é diferente dos outros setores culturais, todos enfrentam há muito tempo a falta de planejamento, a falta de interesse, o descaso político e a ausência de compreensão da cultura como fator de desenvolvimento social. Em 2003, com a posse do Ministro da Cultura Gilberto Gil, o país começou a vislumbrar um projeto para a cultura. No campo dos Museus esse projeto tomou forma com a Política Nacional de Museus, que tem origem no movimento do setor museológico que reivindicou mudanças para a área e para os museus. Ao instituir o Sistema Brasileiro de Museus, o programa de política pública estabeleceu uma relação a partir das redes, das conexões com o objetivo de construção participativa, colaborativa e acima de tudo com respeito às diversidades e promovendo a inclusão social. Com base nas reflexões sobre política, políticas públicas e nas referências das experiências de outros países, esta tese analisa o processo de criação da Política Nacional de Museus e a atuação do Sistema Brasileiro de Museus e as implicações na prática museológica e nas relações sociais estabelecidas. 


 Palavras Chaves: Museologia, Política Públicas, Redes e Sistemas, Política Nacional de Museus, Sistema Brasileiro de Museus.

Publicado
Oct 18, 2019
Como citar
FLORES, Simone. Política Pública para Museus no Brasil: o lugar do Sistema Brasileiro de Museus na Política Nacional de Museus (PhD 2016). Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 58, n. 14, oct. 2019. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6929>. Acesso em: 12 nov. 2019.
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT