Instituto Inhotim: a experiência de um complexo museológico e suas relações com a arte contemporânea, o meio ambiente e o desenvolvimento humano (Doutoramento)

  • Cynthia Elias Taboada

Resumo

Trata-se de estudo versando sobre o Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea a céu aberto e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, criado a partir da coleção particular de Bernardo Paz, e que atualmente se configura como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O estudo propõe detalhar a criação e trajetória da instituição em seus eixos de atuação - arte, botânica e meio ambiente, educação e inclusão social – a partir de sua dinâmica institucional, entre 2002 e 2018. Analisa o processo de musealização que põe em diálogo a arte e a natureza, e os percursos desenhados no território, bem como sua interlocução com o entorno, criando perspectivas de desenvolvimento humano. Aborda a experiência de Inhotim em interação com antecedentes históricos da arte contemporânea e da Nova Museologia, posicionando-o como um complexo museológico contemporâneo construído na interrelação entre diversos campos do conhecimento e o Patrimônio Integral. Nele, se inserem: as contradições dos tempos contemporâneos, preocupações ambientais, a atenção ao desenvolvimento local, a expansão das coleções, disputas por recursos e a busca pela experiência estética do belo através do eixo arte-paisagem. Conclui sobre a potencialidade entrecruzada de estabelecer laços com a Sociomuseologia, partilhar estratégias e criar processos de gestão vocacionados a cumprir a função social dos museus, possível em quaisquer cenários, da museologia e tantos outros, assim engajados.

Palavras-chave: Instituto Inhotim; Arte contemporânea; Jardim botânico; Complexo museológico contemporâneo; Sociomuseologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-31
Como Citar
Elias Taboada , C. (2020). Instituto Inhotim: a experiência de um complexo museológico e suas relações com a arte contemporânea, o meio ambiente e o desenvolvimento humano (Doutoramento). Cadernos De Sociomuseologia, 60(16). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/7251
Secção
Teses & Dissertações concluídas no Departamento de de Museologia-ULHT