O crime e o trabalho de individuação do acontecimento no espaço midiático
Resumo
Este artigo faz uma leitura de um crime intensamente noticiado pela mídia brasileira,o assassinato de uma jovem de 15 anos por seu ex-namorado, procurando refletir sobre sua inscrição sócio-cultural e sobre o trabalho de construção midiática do acontecimento. Embora pouco discutido sob este ângulo, o crime se inscreve numa sequência de assassinatos de mulheres por seus ex-companheiros, configurando, portanto, um problema de gênero.Na análise da cobertura midiática, privilegiou-se a abordagem do processo de individuaçãodo acontecimento, conforme discutidopor L. Quéré, que inclui várias fases: categorização,narrativização, expressão pragmática,inscrição como problema público e normalização.
Palavras-chave: acontecimento, acontecimento midiático, individuação, gênero (mulheres)
Downloads
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).