Configuração mediática dos acontecimentos do ano
Resumo
Pela memória, os acontecimentos passados, vividos na experiência pública por uma comunidade histórica, podem ser rememorados e reconstruídos. A memória reporta-se ao que aconteceu antes, ao que se passou e que alguém declara recordar-se. Partindo de uma reflexão sobre acontecimento, tempo, memória, quadros sociais damemória, pretende-se abordar “acontecimentos do ano” colocando questões tais como oque significa, em termos mediáticos, sociais e simbólicos, a selecção pelos media dos acontecimentosdo ano, a aquisição por parte destes de um tal estatuto e o processo de reelaboração e transmissão mediática de uma memória social. Aspira-se tentar perceber sehá um acréscimo de sentido, um novo estatutoe significação atribuídos aos acontecimentos do ano seleccionados e se os balanços do ano construídos pelos media funcionam hoje como um mecanismo de apropriação do tempo histórico e construção da memória colectiva.
Palavras-chave: acontecimento, “acontecimentosdo ano”, media, memória colectiva
Downloads
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).