O Estudo das Práticas Financeiras na Época Moderna: Exigência de uma Cultura Convergente

  • Maria Leonor García da Cruz Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Resumo

Ao abordar o tema das práticas financeiras na Época Moderna, pode perspectivar-se a análise sob o ângulo da história económica ou da sociologia fiscal. Não faltarão, contudo, factores condicionantes sob o ângulo da contabilidade, do direito, da política e mentalidades, da história da arte e da espiritualidade.

As fontes de informação da época (textuais/pictóricas) obrigam a metodologias de inquérito e a comentários próprios cujos resultados  contribuirão, numa conjugação de esforços interdisciplinares, para um estudo mais aprofundado do tema.

Demonstra-se neste artigo como o investigador, face a extensa bibliografia e fontes de tipologia variada, se deve colocar na encruzilhada de vários saberes para pesquisar e esclarecer o estudo do dinheiro e das suas representações, do crédito, dos mercadores e dos mercados, dos agentes de cobrança de impostos, dos poderes políticos e das avaliações sociais, inventariando, enfim, e percorrendo uma série de tópicos de reflexão necessários ao esclarecimento das matérias a analisar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria Leonor García da Cruz, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

MARIA LEONOR GARCÍA DA CRUZ

Maria Leonor García da Cruz é Professora e Investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecciona e pesquisa no âmbito de História Moderna e de História da Expansão e dos Impérios (Europa, Magrebe, América, Ásia), orientando teses (MA, PhD e pós-doutoramento) em campos específicos da sua especialidade: sociedades, mentalidades, orgânica institucional, espiritualidade e ética, gestão político-financeira.

Membro integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa (FLUL), é Investigadora responsável de projectos de investigação activos no âmbito temático de Programas de Estudo que coordena:

1)  Fazenda (desde 2009): história do pensamento e da gestão económica, fiscalidade, redes sociais, política e ética, instâncias, séculos XV-XIX;  

2)  Imagética (desde 2005):  interdisciplinar, sobre imagens, representações e construções identitárias - Portugal no Mundo.

Muitos dos seus textos editados encontram-se publicados em formato digital no RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e em edições indexadas.

https://flul.academia.edu/MariaLeonorGarciaCruz/CurriculumVitae

E-mail:  cruzmaria@campus.ul.ptml.garciacruz@gmail.com

Publicado
2018-01-05