CONTRIBUTO DO SERVIÇO SOCIAL PARA A GESTÃO DE PESSOAS E SUSTENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL
Abstract
Este artigo pretende salientar a importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e dar visibilidade ao papel do Serviço Social na gestão técnica destas organizações. Assente num estudo de caso, foi utilizada uma metodologia mista, triangular, qualitativa, com recurso à entrevista semidiretiva realizada às direções institucional e técnica, e por uma metodologia quantitativa com recurso a dois questionários, um aplicado aos colaboradores e outro aos clientes/utentes. Paralelamente, foi efetuada uma pesquisa e análise documental. Os resultados obtidos demonstram que na organização em análise, o colaborador como capital humano primordial contribui para a sustentabilidade da mesma. Tal facto deve-se à perspectiva sempre presente de humanização que passa, sobretudo pela forte valorização dos colaboradores, como pessoas, repercutindo-se também a sua satisfação no acolhimento e acompanhamento dos clientes/utentes e, consequentemente nos serviços prestados à comunidade exterior onde a organização está inserida.
Palavras Chave: Serviço Social; IPSS; Sustentabilidade; Gestão; Gestão de Pessoas.
Downloads
Os autores conferem à Redacção da Revista Fluxos e Riscos os Direitos da Indexação em redes internacionais, dos artigos publicados. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores.