Campesino a Campesino, Voces de Latinoamérica Movimiento Campesino a Campesino para la Agricultura Sustentable SIMAS, Managua Nicaragua Food First Books, Oakland, California Eric Holt-Giménez
Resumo
Um dos movimentos sociais mais inspiradores da América Latina, o movimento Campesino a Campesino surgiu no início dos anos 1970 na região mesoamericana. Tudo começou quando um grupo de agricultores maias da Guatemala acolheu uma nova metodologia para disseminar a agricultura ecológica. Naquele momento, os campesinos não poderiam imaginar que o pequeno projeto governamental do qual participavam era a semente do que se tornaria uma referência para políticas de desenvolvimento rural sustentável em todo o mundo. Em Campesino a Campesino: Voces de Latinoamérica - Movimiento Campesino para la Agricultura Sustentable (Manágua, SIMAS, 2008), Eric Holt-Giménez apresenta mais do que um projeto pedagógico que se estenderia por países da América Latina e Caribe, difundindo formas ecológicas de agricultura e conservação dos recursos naturais. A experiência agroecológica centro-americana representou, principalmente, uma mudança substancial na forma de pensar e fazer o desenvolvimento rural, a partir de princípios como a equidade, a cooperação e o amor à terra, à natureza e à comunidade.
Downloads
Os autores conferem à Redacção da Revista Fluxos e Riscos os Direitos da Indexação em redes internacionais, dos artigos publicados. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados são da exclusiva responsabilidade dos autores.