IMPACTO DOS FATORES MOTIVACIONAIS NO DESEMPENHO DOS COLABORADORES E DOCENTES – ESTUDO DE CASO NA UNI-MINDELO

  • Felipa Lopes dos Reis
  • Letícia Santos

Resumo

motivação no trabalho tem sido um tema de investigação cada vez mais relevante pela sua importância na cultura organizacional. As investigações revelam que níveis de motivação baixos refletem diversas formas de custos para a organização. Por outro lado, níveis de motivação altos traduzem-se em satisfação no trabalho, produtividade e melhoria da qualidade dos produtos e serviços.

Tendo em conta a influência de fatores internos e externos na motivação no trabalho, este estudo tem como objetivo compreender o impacto dos fatores motivacionais dos colaboradores e dos docentes no sucesso da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), em Cabo Verde.

Para este estudo de caso de caráter exploratório, foi realizado um inquérito por questionário no qual participaram 81 colaboradores e docentes. Para a análise de resultados foram quantificados os dois tipos de motivação e comparados.

Os resultados demonstram que os fatores motivacionais dos inquiridos são semelhantes e encontram-se em níveis satisfatórios na sua maioria, o que reforça a ideia de que nem todos os problemas de desempenho que ocorrem nas organizações são causados por baixa motivação. Neste caso, o sucesso da Universidade pode passar pela criação de um corpo docente próprio, pela criação de parcerias com as empresas e com a construção de infraestruturas que tornem a atividade académica agradável.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-05
Como Citar
Reis, F. L. dos, & Santos, L. (2017). IMPACTO DOS FATORES MOTIVACIONAIS NO DESEMPENHO DOS COLABORADORES E DOCENTES – ESTUDO DE CASO NA UNI-MINDELO. Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, (5), 9-29. https://doi.org/10.60543/r-lego.v0i5.5896
Edição
Secção
Artigos