O MARKETING DIGITAL NA TAP AIR PORTUGAL

  • Catarina Silva
  • Francisco Antunes
  • Joana Ramalho
  • João Gil
  • Vasco Barata
  • Rita Carvalho
  • Eduardo Moraes Sarmento

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o marketing digital desenvolvido pela empresa TAP Air Portugal e efetuar uma comparação com a Easyjet e a Emirates.
Metodologicamente, numa primeira fase realizou-se uma revisão da literatura em diversas bases de dados, através da ProQuest, do RCAAP, do RECIL e do Google Scholar.
Numa segunda etapa desenvolveu-se o estudo detalhado da TAP Air Portugal, em que se pesquisaram os meios de comunicação digital utilizados e a análise do seu desempenho, através das ferramentas de comunicação digital: Google Trends, KWFinder, Page Speed Insights, GT Metrix, Similar Web e Site Analyzer.
Por último, elaborou-se uma comparação entre a TAP Air Portugal, a Emirantes e a EasyJet.
Como trabalho de campo, foi realizado um questionário anónimo a 735 clientes - entre os dias 28/10/2019 e 30/10/2019 - que se encontravam nas instalações do Aeroporto de Lisboa e que se preparavam para embarcar. Este questionário permitiu verificar o alcance do marketing digital da TAP Air Portugal.
Deste estudo verificou-se que deve continuar a haver uma aposta no marketing digital, nas redes sociais e no mobile web pois têm um grande impacto na divulgação e venda de passagens aéreas.

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Publicado
2021-11-15
Como Citar
Catarina Silva, Francisco Antunes, Joana Ramalho, João Gil, Vasco Barata, Rita Carvalho, & Eduardo Moraes Sarmento. (2021). O MARKETING DIGITAL NA TAP AIR PORTUGAL. Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, (11), 141-195. https://doi.org/10.60543/r-lego.vi11.7978
Secção
Artigos