O MARKETING DIGITAL NA TAP AIR PORTUGAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o marketing digital desenvolvido pela empresa TAP Air Portugal e efetuar uma comparação com a Easyjet e a Emirates.
Metodologicamente, numa primeira fase realizou-se uma revisão da literatura em diversas bases de dados, através da ProQuest, do RCAAP, do RECIL e do Google Scholar.
Numa segunda etapa desenvolveu-se o estudo detalhado da TAP Air Portugal, em que se pesquisaram os meios de comunicação digital utilizados e a análise do seu desempenho, através das ferramentas de comunicação digital: Google Trends, KWFinder, Page Speed Insights, GT Metrix, Similar Web e Site Analyzer.
Por último, elaborou-se uma comparação entre a TAP Air Portugal, a Emirantes e a EasyJet.
Como trabalho de campo, foi realizado um questionário anónimo a 735 clientes - entre os dias 28/10/2019 e 30/10/2019 - que se encontravam nas instalações do Aeroporto de Lisboa e que se preparavam para embarcar. Este questionário permitiu verificar o alcance do marketing digital da TAP Air Portugal.
Deste estudo verificou-se que deve continuar a haver uma aposta no marketing digital, nas redes sociais e no mobile web pois têm um grande impacto na divulgação e venda de passagens aéreas.