APRENDER HISTOLOGIA: PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ERA DIGITAL

  • Cátia Marques Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Pedro Faísca Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)/CBIOS - Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde http://orcid.org/0000-0002-3922-3602
  • Maria Soares Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)

Resumo

O objetivo deste estudo foi partilhar a experiência e avaliar as preferências de estudantes de Medicina Veterinária em relação ao ensino de Histologia. Devido à pandemia Covid-19 foram adotadas várias estratégias de ensino. Assim, em paralelo com os métodos de ensino tradicionais (livro de texto, sites de histologia, observação de lâminas físicas ao microscópio ótico [MO]), foram criados dois recursos adicionais: observação tutorada de lâminas histológicas digitalizadas (lâminas virtuais) através do uso do NDPview2 e vídeos explicativos das lâminas virtuais recorrendo ao NDPview2 e à plataforma LOOM. Os estudantes de medicina veterinária do segundo semestre de Histologia foram convidados a participar no estudo, respondendo a um inquérito sobre as suas preferências de aprendizagem. 1º Inquérito: Quando questionados sobre os diferentes tipos de ensino, 52.8% (n=56/106) preferem exclusivamente aulas presenciais e 32.7% (n=35/107) preferem um ensino misto, com aulas on-line e presenciais. Cerca de 70.1% (n=75/107) e 16.8% (n=18/107) dos estudantes consideraram as aulas práticas como “muito importantes” ou “importantes” na compreensão da matéria, respetivamente. Em relação às diferentes componentes das aulas práticas, 67.6% (n=73/108), 88.0% (n=95/108) e 41.7% (n=45/108) dos estudantes classificaram a apresentação inicial, a visualização na aula das lâminas virtuais e a visualização individual das lâminas histológicas ao MO como “muito importantes/importantes”, respetivamente. A apresentação do professor (88.8%, n=95/107) e os vídeos explicativos (82.2%, n=88/107) foram as ferramentas de estudo preferidas pela maioria dos estudantes. 2º Inquérito: Sessenta e três por cento (n=56/89) dos estudantes ainda usam material impresso. Em relação ao uso de tecnologia e recursos digitais, 98.9% (n=88/89), 31.4% (28/89) e 32.6% (29/89) dos estudantes usam computador, tablet e telemóvel, respetivamente. Curiosamente, 56.3% (n=49/87) dos estudantes preferem estudar para as aulas práticas de histologia em grupo.

O uso de recursos de aprendizagem eletrónicos, tais como as lâminas virtuais e os vídeos explicativos, foram bastante apreciados pelos estudantes de veterinária. Consequentemente, estes recursos são considerados vantajosos no ensino de Histologia. Adicionalmente, o uso de dispositivos eletrónicos, incluindo tablets e telemóveis, é frequente nos estudantes de veterinária, pelo que os recursos de aprendizagem deverão ser otimizados para esses dispositivos.

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Publicado
2021-07-11
Secção
Artigos Originais