ÁCAROS TROMBICULÍDEOS: REVISÃO DE UMA PARASITOSE NEGLIGENCIADA EM ANIMAIS DE COMPANHIA

  • C Marques Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • I Delgado Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • J Cruz CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • P Costa Clínica Veterinária São Francisco de Assis, Santarém, Portugal
  • G Portela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa
  • A Munoz Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • H Waap Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS) Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal.
  • A Pereira Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • D W Ramilo Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)

Resumo

A trombiculose é uma parasitose causada por ácaros trombiculídeos (Acari: Trombiculidae) que afeta vertebrados, incluindo cães, gatos e o ser humano. É a fase larvar dos ácaros trombiculídeos que se caracteriza por ser parasita obrigatório e responsável pelo aparecimento de sinais clínicos. Estes incluem prurido, várias lesões cutâneas, podendo, em alguns casos, surgir distúrbios gastrointestinais, neurológicos ou mesmo a morte do animal quando as infestações são massivas. Apesar da sua distribuição mundial, incluindo em Portugal, esta é uma parasitose negligenciada, sobretudo no contexto da medicina veterinária de animais de companhia. Os estudos existentes são escassos, contribuindo para o seu desconhecimento, e a sua verdadeira prevalência nestes animais é pouco conhecida a nível mundial. Apesar do seu papel enquanto vetores de agentes patogénicos não ser claro, alguns estudos já demonstraram a presença de ADN de Anaplasma spp., Bartonella spp., Borrelia spp. e Rickettsia spp., em trombiculídeos.

O facto de os ácaros trombiculídeos afetarem várias espécies animais, incluindo os animais de companhia e o ser humano, bem como o seu potencial papel no ciclo de manutenção de vários agentes infeciosos, revela a importância de um maior conhecimento acerca desta parasitose, tanto ao nível da comunidade científica como da comunidade médico veterinária. Assim, esta revisão pretende reunir os dados disponíveis à data quanto à epidemiologia, características clínicas e tratamento desta parasitose, com especial enfoque em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-08-03
Secção
Revisões Bibliográficas