Técnicas de medicina veterinária integrativa na FMV Universidade Lusófona
Resumo
A medicina veterinária integrativa (MVI) incorpora os aspectos eficazes dos cuidados usuais, também denominados de convencionais ou tradicionais, com os complementares para conseguir o melhor estado de saúde para os pacientes. É bastante extensa a lista de terapias potenciais neste campo que vai desde a Acupuntura, Homeopatia, Reabilitação e medicina esportiva, Medicina regenerativa (ou seja, células estaminais ou plaquetas terapia), Ozonoterapia, Medicina Canábica entre outras técnicas.
Todas as ferramentas da medicina veterinária integrativa, complementar e/ou alternativa precisam de evidências sobre sua eficácia. Para isso, faz-se necessário que essas técnicas estejam presentes em revistas científicas indexadas com discussão de casos clínicos e ensaios controlados com modelos animais para promoção de debates sobre as ações fisiológicas produzidas nos animais submetidos a estes tratamentos.
O objetivo dos trabalhos desenvolvidos será de promover discussões sobre técnicas de MVI e procurar publicar os resultados em encontros, congressos e em periódicos científicos.
Palavras-chave: Medicina veterinária integrativa, Acupuntura, Ozonoterapia, Homeopatia, Medicina canábica.