A indissociabilidade entre gênero, classe e etnia para a compreensão da situação da mulher na sociedade de classes contemporânea e a necessidade de um feminismo para os 99%

https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_54-68

  • Arthur Monzelli UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara
  • José Cagnin UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Franca
  • Érica Navarro UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara
Palavras-chave: Gênero, classe social, etnia, feminismo.

Resumo

Este artigo resulta de uma revisão bibliográfica das obras de Heleieth Saffioti, cotejando-as com o Manifesto feminista de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser. Tal análise pretende responder a pergunta: é possível superar a violência de gênero, atendendo às demandas das classes exploradas, separando-a das questões de classe e etnia? Parte-se da hipótese de que, para atender às necessidades das populações exploradas, deve-se levar em conta a indissociabilidade das categorias gênero, classe e etnia. O objetivo deste artigo é analisar essas categorias como questões indissociáveis para construção de um feminismo que contemple as necessidades das classes exploradas no capitalismo contemporâneo. Para levar a cabo tal reflexão, o presente artigo embasa-se teórica e metodologicamente no materialismo histórico dialético, isto é, analisa a realidade concreta, descrevendo-a teoricamente, a fim de compreendê-la em suas múltiplas determinações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Arthur Monzelli, UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara. Atualmente é professor de sociologia e filosofia da Associação Comunitária de Educação para Jovens e Adultos Ong Fenix e professor de sociologia da educação básica II nas escola estadual Orlando Perez Professor. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia e Educação.

José Cagnin, UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Franca

É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Câmpus de Franca, UNESP, ingressando em 2021, sob a linha de pesquisa: Instituições, cidadanias e políticas sociais, e estudando sobre políticas públicas para a população em situação de rua. É integrante do Grupos de Estudos e Pesquisas - Laboratório de Análise de Políticas (LAP), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde e Serviço Social (QUAVISSS), Grupo de Estudos e Pesquisas - Estudos em Direito e Mudança Social (DeMuS) e do Projeto de Extensão Universitária Assessoria Jurídica Popular (AJUP). É graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras ? Câmpus de Araraquara, UNESP, concluído em 2016. Desenvolveu sua Monografia acerca dos temas: relações de poder, violência obstétrica, violência institucional e paradigma tecnocrático de atenção ao parto, com o título "A violência obstétrica como produto da racionalidade técnica". É servidor público municipal de Araraquara, atuando diretamente com a população em situação de rua, como representante do Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua ?Novos Caminhos?), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Foi secretário-executivo do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araraquara (COMAD), no mandato de 2019-2021. ORCID: 0000-0001-7342-5083.

Érica Navarro, UNESP "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Araraquara (2007 - 2010). Possui também licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara. Atua como professora da Educação Infantil municipal de Araraquara desde de 2014 até a presente data.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
Monzelli, A., Cagnin, J., & Navarro, Érica. (2022). A indissociabilidade entre gênero, classe e etnia para a compreensão da situação da mulher na sociedade de classes contemporânea e a necessidade de um feminismo para os 99%: https://doi.org/10.53809/TS_ISS_2022_n.2_54-68. Revista Temas Sociais , (2), 54-68. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/8042
Secção
Artigos