Aprendizagem baseada na resolução de problemas: impacto no desenvolvimento do pensamento crítico
Abstract
Este estudo quase experimental estuda o impacto da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nos resultados dos alunos em testes de avaliação sumativa e no desenvolvimento de capacidades dos alunos relacionadas com o pensamento crítico. Analisou, quantitativamente, o(s) efeito(s) desta es- tratégia pedagógica recorrendo à taxonomia SOLO (Biggs & Collis, 1982). Parti- ciparam alunos de duas turmas do 9.o ano de escolaridade (n=36), divididos em 2 grupos, controlo e experimental, tendo sido aplicado um pré e pós-teste para avaliação de conhecimentos, bem como um questionário ao grupo experimen- tal sobre a sua perceção dos impactos desta estratégia na sua aprendizagem. Da análise quantitativa dos resultados obtidos concluiu-se que a ABRP tem um impacto estatisticamente significativo na melhoria dos resultados sumativos obtidos (p= 0,0256, Cohen ́s d= 0,8029), principalmente nas questões de resolução de problemas, ligadas a capacidades cognitivas superiores dos alunos, não apresentando, no entanto, impacto estatisticamente significativo na res- posta a questões relacionadas com capacidades cognitivas básicas dos alunos. A análise de um inquérito aos alunos do grupo experimental aponta para um impacto positivo no desenvolvimento da reflexão e metacognição dos alunos, bem como um elevado nível de satisfação com a metodologia aplicada em aula.
Palavras-Chave: pensamento crítico; aprendizagem baseada na resolução de problemas; taxo- nomia SOLO; educação; geografia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication.
The articles are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (Creative Commons Attribution 4.0 International).
