“Os Afetos da Imagem”: relato de caso de exposição colaborativa no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA, UFU)
Resumo
Este artigo aborda a curadoria da exposição "Os Afetos da Imagem" no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) em abril de 2023, realizada de forma colaborativa pela equipe do museu. Essa proposta destaca a responsabilidade compartilhada entre indivíduos nas atividades museológicas e a redefinição das abordagens tradicionais de preservação da memória e extroversão do acervo. A exposição resultante celebra a diversidade artística, abrangendo diferentes tipologias, como escultura, desenho, gravura, livro de artista, objeto e pintura. Concebida e construída de forma descentralizada e colaborativa, essa curadoria parte do princípio de que o museu é um dispositivo performativo, promovendo o diálogo com a sociedade e valorizando o patrimônio cultural e artístico público. Embora a experiência de curadoria colaborativa tenha apresentado desafios, estes foram prontamente superados pela equipe, resultando em uma exposição que destaca a capacidade de trabalho em conjunto e reafirma o MUnA como espaço de experimentação e construção de saberes a partir de perspectivas compartilhadas.
PALAVRAS-CHAVE: Museu. Acervo. Curadoria. Experiência Colaborativa. Preservação da Memória.
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.