O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores da Administração Pública Cabo-verdiana

  • Felipa Lopes dos Reis Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Damasceno Dias
  • Maria Serafina Alves

Resumo

Abstract
The quest for a new public management, that seeks to provide quality and effective
services to the citizens, has been the target of contemporary State. Within this framework,
the study of people inside public organizations becomes strategic.
The truth is that the adoption of a public management focused on quality requires
changes in organization culture, requiring mainly motivation, which leads to efforts,
dedication, persistence, and commitment.
Motivation implies accomplishment feelings and professional recognition, expressed
by means of executing tasks and activities that are sufficiently challenging and meaningful
to the job.
This work aims to research motivation as a tool to achieve productivity and excellence
in the performance of activities in Cape Verdean Public Administration, and how the
practices of human resources management contribute to motivation.
To achieve the aim of this work, a bibliographical research on Human Resources Administration
as well as different theories related to work motivation in organizations
was conducted.
The inquisitive method was used based upon a written questionnaire aimed at obtaining
data referring to motivation of Public Administration workers and interviews with
resource managers from various ministeries.
The results indicated that effective management of human resources in the public Administration
is urgent, requiring accountability mechanisms, monitoring and evaluation.
However, it is important, the specificity of public management in relation to the
private sector, which points to the existence of more complex factors such as relations
with public policy, the relations with diverse interest groups, the pressure of society, or less use of material incentives, but also to other factors such as notion of public service.
These factors should be explored as a way to ensure greater operating dynamics.
Keywords: motivation, people management, professional performance, human resources.
Resumo
A busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com
qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo,
sendo por isso estratégico o estudo das pessoas dentro das organizações públicas.
A adoção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional,
exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação,
persistência e comprometimento.
Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado
por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem um desafio e um
significado suficiente para o trabalho.
Este trabalho pretende investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a
produtividade e a excelência no desempenho das atividades na Administração Pública
cabo-verdiana e em que medida as práticas de gestão de Recursos Humanos contribuem
para a motivação.
Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a
Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a
motivação para o trabalho nas organizações.
Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes
à motivação dos funcionários da Administração Pública e entrevistas aos gestores
de Recursos Humanos de diversos Ministérios.
Os resultados indicaram que uma gestão efetiva dos Recursos Humanos na Administração
Pública é urgente, requerendo mecanismos de responsabilização, seguimento
e avaliação. É importante, contudo, ter presente a especificidade da gestão pública
em relação ao sector privado, que aponta para a existência de fatores de maior complexidade
tais como as relações com as políticas públicas, as relações com grupos de
interesses diversos, a pressão da sociedade, ou o menor uso de incentivos materiais,
mas também, para outros fatores, como a própria noção de serviço público. Estes fatores
devem ser explorados, como forma de garantir uma maior dinâmica de funcionamento.
Palavras-chave: motivação, gestão de pessoas, desempenho profissional, recursos humanos.

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Publicado
2015-11-12
Como Citar
Reis, F. L. dos, Dias, D., & Alves, M. S. (2015). O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores da Administração Pública Cabo-verdiana. Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, (1). https://doi.org/10.60543/r-lego.v0i1.5251