Improving entrepreneurial skills in Portugal Higher Education - a case study in Alto Minho Region

  • Helena Rodrigues
  • Luís Barreto

Resumo

RESUMO

O tema empreendedorismo é identificado como uma alavanca de mudança com o intuito de aumentar o crescimento económico e a transformação da sociedade. Em particular, deve ser usado como uma estratégia de contrarresposta à atual crise e como um meio para combater a apatia, a inércia e a falta de iniciativa empresarial.

Sabe-se que a educação para o empreendedorismo aumenta as intenções individuais para iniciar um negócio. O maior desafio no Ensino Superior é o romper com os métodos tradicionais de estudos, onde os alunos e suas famílias pensam na criação de novos funcionários para outras empresas e não para criar um novo empregador. A educação para o empreendedorismo visa produzir graduados com um conjunto de competências e uma mentalidade empreendedora, cujo objetivo final é desenvolver ideias originais que darão resposta a carências e necessidades identificadas no mercado.

Na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, um conjunto integrado de projetos e atividades estão a tentar contribuir para a melhoria das competências empresariais da região: desde oficinas abertas à comunidade, a projetos individuais dos alunos para preparar uma empresa startup, têm sido várias as contribuições para aumentar as novas capacidades dos alunos e melhorar a sua identidade empresarial. Alguns dos objetivos destas iniciativas integradas referem-se a: desenvolver a capacidade de aplicar conceitos e teorias abordados durante o curso de uma forma integrada, proporcionando-lhes a oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas profissionais existentes destinadas a experiência de consolidação e desempenho profissional; preencher lacunas específicas em áreas consideradas relevantes para o progresso e desenvolvimento da sua futura atividade profissional; fornecer uma visão prática da realidade empresarial através da formulação de ideias com potencial para a preparação de planos de negócios e marketing; fornecer aos estudantes ferramentas de execução, acompanhamento e gestão de negócios adequadas; incentivar o espírito empresarial e uma cultura ética e pró-ativa através da implementação de projetos que conduzam à solução de problemas e melhorias em processos organizacionais.

Palavras-chave: competências empresariais; educação para o empreendedorismo; Ensino Superior; identidade empresarial; Leaders for the Future.

ABSTRACT

The entrepreneurship topic is identified as a switch gear to enhance the economic growth and as an important driver for the society transformation. In particular, it should be used as a counter response strategy to the current crisis and as a means to combat apathy, inertia, and the lack of entrepreneurial initiative.

It is known that entrepreneurship education increase self-reported intentions to begin a business. The biggest challenge in higher education is the breaking of traditional studies methods, where students and their families think in create new employees for other companies and not to create a new employer. Entrepreneurship education aims to produce graduates with a set of skills and an entrepreneurial mindset, in order to come up with original ideas in response to identified market shortfalls and needs.

At Business School of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, an integrated set of projects and activities are trying to contribute to the improvement of entrepreneurial skills of the region: since workshops open to community, to individual projects of students to prepare a startup company, they have been contribute to enhance new capacities and a better entrepreneurial identity of students. Some of the objectives of these integrated initiatives refer to: develop the ability to apply concepts and theories covered during the graduation in an integrated manner and providing them the opportunity to confront the theories studied with existing professional practices aimed at consolidation experience and professional performance; fill specific gaps in areas considered relevant to the progression and development of their future professional activity; provide a practical view of business reality through the ideas with potential formulation for the preparation of business plans and marketing; provide students tools for implementation, monitoring and proper business management; encourage the entrepreneurial spirit and an ethical culture and proactive by implementing projects that lead to the solution of problems and improvements of organizational processes.

Keywords: entrepreneurship education; entrepreneurial identity; entrepreneurial skills; Higher Education; Leaders for the Future.

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Publicado
2016-06-15
Como Citar
Rodrigues, H., & Barreto, L. (2016). Improving entrepreneurial skills in Portugal Higher Education - a case study in Alto Minho Region. Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, (3), 53-67. https://doi.org/10.60543/r-lego.v0i3.5473