Impacto da pandemia nos sinais do trato urinário inferior em gatos
Resumo
Objetivos: Em março de 2020, a OMS a declarou estado de pandemia devido ao SARS-CoV-2. Em vários países, foram impostos confinamentos/ quarentenas com o objetivo de mitigar a transmissão do vírus, interrompendo as rotinas diárias das populações, expondo as pessoas e os animais a fatores de stress adicionais, tais como, stress psicossocial. Estudos recentes sugerem que o stress está totalmente envolvido na patofisiologia dos STUI. Este estudo retrospetivo teve como objetivo avaliar os efeitos da pandemia e dos confinamentos nos sinais do trato urinário inferior em gatos.
Materiais e Métodos: Este estudo resulta de uma pesquisa por palavra-chave: Urianálise, na base de dados do Hospital Veterinário da AZP. Participaram no estudo 298 gatos, atendidos entre 2019 e 2021. Foi utilizado um grupo de controlo: grupo período pré-pandemia (PPP) com 142 gatos, atendidos entre 1/fevereiro/19 e 31/janeiro/20, e um grupo de estudo: grupo período durante a pandemia (PDP) com 156 gatos atendidos entre 1/fevereiro/20 e 31/janeiro/21.
Resultados: Observou-se uma diminuição das obstruções/recidivas subsequente (p < 0,001) e uma diminuição da taxa de mortalidade (p < 0,05) no grupo PDP, comparativamente ao grupo de controlo. E foi observado ainda, uma diferença estatisticamente significativa relativamente ao número de episódios, com o grupo PPP associado a dois episódios, enquanto o grupo PDP se mostrou mais frequentemente com um episódio apenas (p < 0.01).
Conclusão: Os resultados parecem demostrar um efeito positivo no comportamento e bem-estar dos gatos devido ao aumento de tempo despendido com os seus tutores, durante o período de confinamento.
Palavras-chave: SARS-CoV-2, Confinamento, Stress, Sinais do trato urinário inferior, Gatos.