Como comunicam as células? Em busca de Notch e dos seus parceiros

  • Mariana Batista Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • Maria Soares Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, Almada, Portugal
  • Cátia Marques Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • Joana Catita Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • José Catarino Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Pedro Faísca Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT) https://orcid.org/0000-0002-3922-3602

Resumo

No crescimento, desenvolvimento e homeostasia dos seres multicelulares as suas células devem comunicar entre si eficientemente. Entre as várias estratégias possíveis, a via de comunicação intercelular Notch é uma das mais bem conservadas entre os metazoários. Notch está frequentemente implicada na regulação da diferenciação/proliferação celulares, sendo as suas ações específicas da célula em causa, do tecido onde se encontra e da fase de desenvolvimento do animal. Assim, a sua presença e atividade pode variar de acordo com os vários processos fisiológicos e patológicos de uma dada espécie.

A regulação do desenvolvimento embrionário não é totalmente conhecida. A primeira autora desenvolveu estudos sobre a implicação da Notch na primeira diferenciação celular (de mórula para blastocisto), caracterizando a presença das proteínas que compõem Notch e a transcrição dos mRNA que lhes dão origem foi avaliada em embriões individuais –conjuntos de 70 células (no máximo) com forma esférica. Verificou-se que Notch é importante nesta fase, controlando o ritmo do desenvolvimento através do controlo de vários marcadores de pluripotência/diferenciação.

Uma das características de processos neoplásicos é a incapacidade das células regularem o seu crescimento/diferenciação e Notch tem sido implicada nesta desregulação em humanos, incluindo em carcinomas das células escamosas. Num estudo da FMV-ULHT, constatou-se que esta é uma neoplasia comum em gatos em Portugal, sabendo-se também que diminui a sua qualidade de vida, implicando amiúde a eutanásia. Neste sentido iniciou-se um projeto de investigação exploratório para averiguar a presença da Notch nestes tumores e a sua relação com critérios de malignidade. Esta será a base para futuramente desenhar terapêuticas inovadoras dirigidas e eficazes, potencialmente transversais a Medicina Veterinária e Humana.

 

Palavras-chave: Comunicação intercelular, Desenvolvimento, Neoplasia, Expressão génica, Notch.

 

Financiamento: Projeto exploratório FMV-ULHT 2021- SkinNotch.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-29