Efeito das alterações climáticas no status metabólico e bem-estar de suínos criados em sistema intensivo e extensivo

  • Cristina Bressan Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Carmen Garride Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Margarida Alves Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Raquel Matos Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Sofia van Harten Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)

Resumo

Introdução: as respostas fisiológicas do metabolismo animal frente as condições de stress por calor ou frio determinam perdas na produção. Contudo, o efeito das alterações climáticas nos marcadores bioquímicos, microbioma intestinal, metabolismo lipídico, e expressão de genes associados à síntese de gordura é pouco estudado.

Objetivos: estudar em suínos os mecanismos fisiológicos relacionados com a adaptação ao calor em animais de raça nativa e raça comercial, criados e terminados em sistema intensivo e extensivo (montanheira).

Material e métodos:

Desenho experimental - a distribuição dos animais e análise de resultado será conduzido em delineamento inteiramente casualizado, fatorial 2x2: dois grupos genéticos (animais Alentejano, n=20, e F1 Landrace x Large White, n=20), e dois sistemas de terminação (intensivo e montanheira).

Os animais serão estudados no período entre 50-60 a 120kg. Durante o período experimental os animais serão criados e terminados de forma convencional tanto no sistema intensivo comercial, quanto no sistema extensivo (condições naturais de forma a acompanhar o ciclo sazonal de temperatura e disponibilidade de alimentos, período entre junho a janeiro).

A recolha de amostras/dados será realizada em 3 momentos que corresponde às condições de: temperatura amena-final da primavera/junho (P0); temperatura elevada-final do verão/setembro (P1); e temperaturas frias-final do inverno/fevereiro (P2).

As variáveis respostas serão os marcadores bioquímicos de bem-estar (serotoninas e oxitocina) e estres (cortisol e interferão gama), metabolitos séricos (triglicerídeos, colesterol, LDL-colesterol, HDL-colesterol, ureia, proteínas totais e albumina), relação da microbiota intestinal (técnica molecular 16S), expressão génica de enzimas do metabolismo lipídico, e perfil lipídico da gordura intramuscular e subcutânea).

 

Palavras-chave: Microbioma, Stress calórico, Status metabólico, Marcadores bioquímicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-29