Infeção por Crenosoma striatum e Brachylaemus erinacei num exemplar de Ouriço europeu (Erinaceus europaeus) – Case report.

  • Guilherme Godinho Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Carolina Nunes Crassa, Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André, Santiago do Cacém
  • Carolina Lopes Crassa, Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André, Santiago do Cacém
  • Andreia Gonçalves Crassa, Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André, Santiago do Cacém
  • Ana Maria Munoz Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)

Resumo

Objetivos: Este estudo teve como objetivo realizar o diagnóstico copropasitológico de fezes de um ouriço juvenil, macho, oriundo da zona de Sines e internado no CRASSA para reabilitação.

Materiais e métodos: Foram realizadas duas técnicas coproparasitológicas (Willis e Baermann) para observação de ovos de helmintes e de larvas (L1) de nematodes pulmonares. Em primeiro lugar foi analisado pelo método de Willis uma amostra de fezes fresca. Posteriormente foram recolhidas quatro amostras de fezes frescas em dias consecutivos; estas foram divididas ao meio e analisadas pelo método de Willis com solução saturada de açúcar e a outra metade pelo método de Baermann para pesquisa de larvas pulmonares. 

Resultados: Nos resultados coprológicos observou-se grande número de ovos de Brachylaemus erinacei, tendo sido proposto o tratamento com praziquantel (10 mg/kg PO). Após 30 dias realizou-se uma segunda análise corológica onde foram observados ovos de B. erinacei inviáveis e a presença de larvas de C. striatum pela técnica de Baermann. Foi administrado um novo tratamento com imidacloprida (10 mg/kg) + moxidectina (1 mg/kg) (spot on). Na análise coprológica realizada 2 dias depois foi possível observar larvas mortas de C. striatum. Para a confirmação da eficácia do tratamento foram realizados novos exames coprológicos uma semana depois, cujos resultados foram negativos.

Conclusões:Comprovou-se a necessidade da realização de exames coprológicos para a escolha do tratamento apropriado, devendo verificar-se a eficácia do mesmo através de exames coprológicos. Os anti-helmínticos não são eficazes no tratamento de todas as parasitoses, sendo que o seu uso indiscriminado pode levar ao aparecimento de resistências.

 

Palavras-chave: Crenosoma striatum, Brachylaemus erinacei, Ouriço europeu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-29