Caracterização de ácaros trombiculídeos em cães e gatos de Portugal e pesquisa de potenciais agentes zoonóticos

  • Cátia Marques Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, Lisboa, Portugal CIISA – Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS)
  • Inês Diogo Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • João T Cruz CIISA, Centro Interdisciplinar de Investigação em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal _ AL4AnimalS, Laboratório Associado para a Ciência Animal e Veterinária
  • Pedro Costa Clínica Veterinária São Francisco de Assis, Santarém, Portugal
  • Ana Maria Munhoz Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • Helena Waap Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • André Pereira Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)
  • David W. Ramilo Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT)

Resumo

Os ácaros trombiculídeos são ectoparasitas com potencial zoonótico, responsáveis por sinais clínicos dermatológicos e neurológicos em cães, gatos e humanos. Para além do seu potencial zoonótico, os trombiculídeos podem ser vetores de vários agentes patogénicos, tratando-se de um problema de saúde pública. Os Médicos Veterinários geralmente não detetam a presença destes parasitas nos animais domésticos e, quando os detetam, assumem-nos empiricamente como sendo da espécie Neotrombicula autumnalis, o que, por vezes, não corresponde à realidade. Como a sua distribuição em Portugal não está completamente estudada e tratando-se de uma parasitose negligenciada, o nosso projeto de investigação tem como objetivo a recolha e identificação destes ácaros em animais com tutor e errantes e no meio ambiente em várias regiões do nosso país, assim como detetar a presença de agentes patogénicos através de técnicas de biologia molecular. Sendo um tema que abrange as áreas científicas de Parasitologia, Doenças Parasitárias, Doenças Infecciosas e Biologia Molecular, este trabalho pode fornecer dados relevantes para a elaboração de até duas dissertações de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.

 

Palavras-chave: Ácaro, Trombiculídeo, Zoonose, Agentes patogénicos.

 

Financiamento: Projetos de investigação da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona, 2021 - Trombiculidae.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-29